terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mágia da Tecnologia nos Sonhos de Cada Dia







A tecnologia está presente em todos os momentos de nossa vida, fico feliz por ela agora estar nos currículos das escolas desde a Educação Infantil.

Sou professora pedagoga há 23 anos, e hoje me encontro na sala de informática. As primeiras vezes fiquei sem saber o que realmente estava fazendo ali, se alfabetizando ou sendo alfabetizada pela tecnologia, pois meus alunos de alfabetização até a 5ª série, já entendiam bem a máquina, já sabiam o que queriam, enquanto eu estava ainda tentando entender o que propor para meus alunos.

Comecei pelas ferramentas que o Windons 2003 oferecia, como Paint, Editor de Texto (Word), Power Point e assim comecei a criar com os alunos idéias trabalhadas com suporte da máquina.

Desenhos artistícos(Paint), edição de textos criandos pelos alunos como conto de histórias, (word), e inserir imagens tiradas com uma máquina digital em slide (power point), e assim foi sendo o ano.

Claro que tudo foi feito através de projetos com acontecimentos atuais do ano (2010), como: As datas comemorativas do calendário escolar, e os eventos do ano como: A Copa da África, As eleições entre outros.

Além de utilizar a sala de informática como um laboratório de alegria para as crianças, nas seguintes atividades: Teatros, Rádio Escola, Danças.

Nas horas dos filmes retirados do You tube onde tiramos pequenos trechos de videos educativos: Histórias literárias, Danças, Músicas, Teatros, e outros.

Vendo este site do you tube os alunos se interessaram em fazer seus próprios videos, roteiros, vestuários, debates e assim por diante.

Filmagens, sim essas foram importantes pois saíram em campo para buscar elementos para seus videos, entre entrevistas, imagens da escola, e comunidade, festividades, não apenas ficaram nas horas de aula, mas se enturmavam em casas de amigos , finais de semana para elaborarem o que iriam fazer para apresentar na sala de informática.

Portanto, chegando ao final do ano descobri que ali naquela sala estavamos todos sendo alfabetizados, letrados, encontrando um mundo diferente, apredendo a Amar esse ambiente em que vivemos, e o mais importante a trabalhar em equipe. Sem isso nada ocorreria, e saiba que os alunos sabem trabalhar mais em equipe que nós professores.

Enfim, temos que aprender a usar a tecnologia a nosso favor e não contra nós.

No ano que virá trabalharei mais as áreas de comunicação como: menssenger, orkut, twister site de diálogos, pois observei que a formação digital está afetando muito as cabeças de nossos alunos, e precisamos tomar cuidado, para que isso não vire uma psicopatia digital.

Como vimos no caso da novela Passione onde um personagem enfeitiçou-se pelos desejos eróticos, isso pode estar ocorrendo com nossos próprios adolecentes.

Palestras essas deverão ser feitas quizenalmete, não só com os alunos mas os pais trazendo para o conhecimentos deles a exitências desses sites de relacionamento e outras.

Fica aqui minha euforia em digitar meu primeiro texto, espero que seja bem comentado. Abraços.

Vanda Cardoso Lima ou Vandekka.


Nenhum comentário:

Postar um comentário