quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tabuada uma tabela de multiplicação.

























Projeto: Gincana da Tabuada.
Texto: Vanda Cardoso Lima
Os números estão diretamente ligados ao modo como vemos o mundo, como interagimos com ele, como sobrevivemos nele e como nos comunicamos. Os números são imprescindíveis. Quem não lembra das tabuadas de multiplicar, aprendidas na escola dos antigos, com sabatinas quase musicais das multiplicações memorizadas e na escola dos jovens com abstrações lógicas e cálculos mentais?
A tabuada foi criada pelo homem para suprir a necessidade de representar por meio de tabelas a definição de um produto adquirido através de dois números naturais, gerando um terceiro, denominado produto. Existem alguns tipos de tabuadas de multiplicar. Um deles é a tabuada de multiplicação tradicionalmente conhecida pelas repetições e memorizações de antigamente. Decorava-se o produto de números entre 1 e 10 por sucessivos números entre 1 e 10. Hoje fala-se mais em tabela de multiplicação por coordenadas cartesianas.
Sendo assim nossa escola EMEI e ENS. Fundamental Tenente Daniel Aluizio Nazário, contemplou essa tabela decimal a Tabuada com atividades diversificadas encantando os alunos e fazendo-os entender como raciocinar e aprender a Tabuada de Multiplicação.
Cada professor aplicou a sua metodologia, estratégia e enfim houveram vários jogos que contribuiram para a concretização dessa Matemática.
Entre as docentes destacou-se a Professora Zilka Moreira, que providenciou medalhas e bombons para os alunos que acertassem a Tabuada.
Partiu-se da seguinte maneira: Primeiro foi denominado duas equipes A e B da sala de 3ª série, depois com balões e cada um aluno escolhido pelo lider da equipe estourava-o e dentro haviam 4 papeis os quais a Tabuada. O aluno que concluia a quatro respostas ganhava-se ponto no placar da equipe. Assim foi feito sucessivamente até a quantidade de balões esgotassem.
Para tanto a Professora convidou a Coordenadora Clarice Dallabrida, a Turma da 4ª série a qual também acabou participando com 4 alunos.
Ao término a professora Lucineide Magalhães e Coordenadora entregaram as medalhas aos vencedores.
Porém, como toda pedagoga a professora Zilka Moreira, não deixou os alunos sentirem-se magoados por não serem vencedores e as medalhas ficaram assim: prata e ouro para cada equipe e bombons para todos pelo esforço.
Parabéns professoras e que continuem o trabalho com cálculos matemáticos, motivando os alunos a apreenderem e aprender mais e mais com interesse e aprendizagem para a vida.


Guiratinga - MT ano 2010.






Nenhum comentário:

Postar um comentário